Prémio UMinho de Iniciação na Investigação 2021

Encontram-se abertas, até dia 25 de maio, as candidaturas ao Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2021 associadas ao projeto do CMAT

Superfícies minimais

Resumo: O estudo de superfícies minimais foi iniciado por Euler e Lagrange em meados do séc. XVIII. Uma superfície minimal é uma superfície que de entre todas as que têm como bordo uma determinada curva fixa apresenta área mínima. Esta propriedade notável faz com que sejam conhecidas como superfícies das películas de sabão. Atualmente estas superfícies são usadas em aplicações práticas de computação gráfica e estudo de moléculas de ADN, por exemplo. Neste projeto pretende-se que o aluno não só faça um estudo teórico mas também que desenvolva competências computacionais usando o Mathematica.

Este projeto é coordenado por Ana Cristina Ferreira e destina-se a estudantes do 3º ano da Licenciatura em Matemática que pretendam envolver-se em atividades de investigação.

Os estudantes interessados devem enviar um mail para  candidaturas@cmat.uminho.pt, colocando a referência PrémioUMinhoNomeDoCandidato, e apresentando as razões da sua candidatura.

O regulamento do concurso disponível aqui.