Exposição 'Relógios de Sol'

— 2023-01-08

Inauguração - Exposição 'Relógios de Sol'

Museu dos Biscainhos, Braga, 24 de novembro, 18h00, entrada livre

A exposição "Relógios de Sol", no Museu dos Biscainhos, pretende resgatar o acervo de relógios de sol bracarense, chamando a atenção para as questões que estes instrumentos nos colocam do ponto de vista da geometria, astronomia e história da arte. Um acervo que, tendo por epicentro a cidade de Braga, se estende aos concelhos de Amares, Barcelos, Celorico de Basto, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vila Verde. A exposição é também uma oportunidade para homenagear o Sr. General Pereira do Vale (1889-1974), desvelando, a partir do seu acervo privado, a sua ação no âmbito do estudo, inventariação e construção de relógios de sol.

A sessão de inauguração da exposição contará com duas conferências, uma proferida pelo Coronel Borges da Fonseca, Secretário-Geral da Comissão Portuguesa de História Militar, intitulada “General Pereira do Vale. Da matemática à história, da artilharia à engenharia e.… aos relógios de Sol” e outra pelo Prof. João Fernandes, Diretor do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, com o título de “Sol, que horas nos dás?”.

A exposição Relógios de Sol é produzida pela Escola de Ciências da Universidade do Minho, com curadoria de João Cabeleira & Maria Elfrida Ralha, contando com a parceria da Câmara Municipal de Braga, Planetário - Casa da Ciência de Braga, Museu dos Biscainhos e Direção Regional de Cultura Norte, Rede Casas do Conhecimento, Lab2PT - Laboratório de Paisagens, Património e Território, Centro de Matemática da Universidade do Minho e Fundação para a Ciência e Tecnologia.

A exposição ficará patente no Museu dos Biscainhos entre 24 de novembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023.

cartaz