O cálculo infinitesimal em Portugal no século XVIII

2023-01-04 - 14:30

João Caramalho

CMAT, Centro de Matemática, Universidade do Minho

O cálculo infinitesimal, criado nos finais do século XVII, constituiu de longe o ramo mais relevante da matemática pura do século XVIII. A sua chegada a Portugal foi algo tardia, sendo habitualmente datada da Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra (1772). Na verdade, antes de 1772 houve algumas pessoas em Portugal que tiveram conhecimento do cálculo infinitesimal, e houve tentativas de o ensinar. Mas a primeira dessas tentativas a ser bem-sucedida foi efectivamente a da Faculdade de Matemática criada pela Reforma Pombalina. Também nas tentativas de investigação em matemática em Portugal promovidas pela Academia das Ciências de Lisboa (fundada em 1779), o cálculo infinitesimal teve um papel de destaque. E o mais interessante matemático português do século XVIII, José Anastácio da Cunha, deu contribuições originais para esta área, com definições mais rigorosas do que era habitual na época.

Local: Laboratório 4 do Departamento de Matemática