Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 


O Centro de Matemática
O Centro de Matemática (CMAT) é constituída por uma subunidade orgânica permanente da Escola de Ciências da Universidade do Minho e por um pólo associado à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douto, e tem como objetivo primordial desenvolver e promover a investigação científica no domínio da Matemática, tanto ao nível fundamental como ao nível das aplicações. O CMAT tem uma equipa dinâmica e bastante jovem, composta por 90 membros. Esta equipa desenvolve a sua atividade científica a par de um forte envolvimento em estudos de graduação e pós-graduação, em colaboração com o Departamento de Matemática da Universidade do Minho e o Departamento de Matemática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O CMAT organiza-se em 4 grupos de investigação que abrangem diversos domínios da Matemática, como Álgebra, Lógica, Computação, Sistemas Dinâmicos, Sistemas de Partículas, Equações Diferenciais Parciais, Ordinárias e Fracionárias, Otimização, Modelação Matemática, Teoria Cinética, Robótica, Análise Numérica, Topologia Algébrica e Computacional, Geometria Diferencial, Relatividade Geral, Estatística, Probabilidade Aplicada e Investigação Operacional.

Como uma Unidade de Investigação integrada no Sistema Científico e Tecnológico Nacional de Unidades de Investigação, o CMAT procura responder a novos desafios científicos com impacto nos problemas que vão surgindo na sociedade em que se insere, almejando promover o desenvolvimento societal e regional. Tendo em conta este objetivo, a Unidade reorganizou recentemente os seus grupos de investigação, aproximando investigação fundamental em Matemática e Aplicações a outras Ciências nas seguintes áreas

(1) Álgebra, Lógica e Computação;

(2) Análise e Aplicações;

(3) Estatística, Probabilidade Aplicada e Investigação Operacional;

(4) Geometria, Topologia e Aplicações.

Esta nova organização contribui para o avanço da atividade científica dentro dos grupos de investigação, potenciando colaborações mais estreitas entre os membros e reforçando o ambiente científico da Unidade. Ao mesmo tempo, permite que a Unidade desenvolva a sua atividade ao longo de linhas orientadoras fortes e consistentes começando na Matemática Fundamental e passando, através das Aplicações, para a Física, a Engenharia, a Saúde e as Ciências Ambientais, de modo a responder às necessidades societais e regionais. Esta estrutura representa a estratégia chave da Unidade e dos seus projetos científicos e coloca a Unidade numa posição competitiva no Sistema Científico e Tecnológico Nacional.

Nos últimos anos, estabeleceram-se colaborações valiosas e produtivas com diversas Instituições e Unidades de Investigação, das quais destacamos as colaborações com Engenharia Ambiental e de Polímeros, Psicologia, Ciências da Saúde e Hospitais, Indústria e Produção Agrícola. Estas colaborações, em curso, dão ênfase à capacidade da equipa de investigação do CMAT para interagir com grupos aplicados fora da Unidade, transferir o seu conhecimento para outros domínios e contribuir para o desenvolvimento regional e nacional.

Há também colaborações com membros de outras Unidades de Investigação nacionais em Matemática e Estatística, incluindo centros em Aveiro, Coimbra, Lisboa e Porto.

Como uma Unidade de Investigação FCT, o CMAT tem sido acompanhado por várias Comissões de Aconselhamento, constituídas por especialistas da área da Matemática reconhecidos internacionalmente. A Comissão de Aconselhamento da Unidade, constituída no início de 2013, tem a seguinte composição:
  • Steve Kirkland, Hamilton Institute, National University of Ireland, Irlanda;
  • Thierry Gallouet, CNRS/Aix-Marseille & Université/Centrale Marseille, França;
  • Paul Tod, St John's College, University of Oxford, U.K.;
  • Wenceslao Gonzalez-Manteiga, Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

O Centro de Mathematica aderiu ao Código de Boas Práticas da European Mathematical Society.

 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por CMAT Símbolo de Acessibilidade na Web D.